Seguidores

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ascendência

Minha avó materna
Alice de Toledo Ribas Tibiriçá, nasceu dia 9 de janeiro de 1886, na cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais mas viveu na cidade de São Paulo onde conheceu e se casou com João Tibiriçá Neto.
Alice foi uma das grandes atuantes das causas sociais no Brasil na primeira metade do século XX. Trabalhou muito nas causas femininas e dedicou grande parte de sua vida aos vários segmentos da medicina social brasileira.
Durante a década de 1920, organizou a Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra. Alice, tinha o dom da palavra falada e escrita, e era grande entusiasta das causas sociais. Alice conseguiu mobilizar o País na defesa dos menos favorecidos. Em sua campanha conseguiu mobilar médicos e a sociedade em geral e o atendimento médico passou a ser mais popular sendo também estendido aos familiares das vítimas. A partir de 1932, todo o Brasil já era beneficiado pelas ações de Alice e até mesmo o nome da doença fora mudado para hanseníase.
Por volta de 1940, Alice mudou-se para o Rio de Janeiro onde inaugurou o Instituto de Serviços Sociais.
Em 1944, viajou por vários estados brasileiros onde entrou em contato com diversas entidades que cuidavam do problema da tuberculose e fundou, então, a Federação das Associações de Combate à Tuberculose, uma entidade nacional. Com esse trabalho foi intensificada a vacinação BCG e foram instalados, em todo o País, dispensários com aparelhos de roentgenfotografia. Enquanto esse serviço era implantado, Alice foi mediadora entre o Serviço Nacional de Doenças Mentais e lutadores idealistas para a criação da Sociedade de Amparo aos Psicopatas.
Desde 1922, quando Bertha Lutz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso, Alice se juntou à causa feminista e em 1931, participou como representante de São Paulo no II Congresso Internacional Feminista, promovido por aquela Federação. Contudo, somente em 1945, quando o movimento ganhou dimensão política, Alice assumiu completamente a causa.
No início do ano de 1947, Alice participou, como representante do Brasil, das discussões junto à Federação Democrática Internacional, Paris, França, em defesa dos direitos da mulher e proteção à infància.
Em 1949, foi criada no Brasil a Federação de Mulheres do Brasil, e Alice foi eleita, por unanimidade, para presidente.
Para conhecer melhor Alice Tibiriçá pode ser consultado M. Tibiriçá Miranda, Alice Tibiriçá: lutas e ideais, 1980.
Alice Tibiriçá morreu no Rio de Janeiro dia 8 de junho de 1950.


Meu avô paterno


Relíquias da Igreja Positivista do Brasil


Desenho Original da Bandeira do Brasil
Desenho original da Bandeira do Brasil; idealizada por ocasião da Proclamação da República por dois apóstolos positivistas: Miguel Lemos e Teixeira Mendes; pintada por Décio Vilares e apresentada por Benjamin Constant a Deodoro, que oficialmente a adotou pelo Decreto No. 04, de 19 de novembro de 1889.


DIA DA BANDEIRA -19 de NOVEMBRO
Neste dia é festejada em todas as escolas públicas nacionais a mais bela bandeira do mundo, com tudo o que ela significa para nós e nos inspira.
A idéia da criação da FESTA DA BANDEIRA é de MANOEL MIRANDA. A campanha para sua oficialização durou muitos meses e finalmente em 1908 foi decretada pelo governo.
MANOEL MIRANDA - Em sua lápide tumular se encontra a seguinte inscrição:"Republicano histórico e defensor extrênuo da República. Soldado de FLORIANO PEIXOTO.
CRIADOR DA FESTA DA BANDEIRA, MANOEL TAVARES DA COSTA MIRANDA, 1873 - 1935.
MANOEL MIRANDA era positivista e dele disse TASSO FRAGOSO: Caráter ilibado. Intransigente no cumprimento do dever. De honestidade modelar. Gastou a vida no serviço da PÁTRIA e da FAMÍLIA.
Nas escolas públicas brasileiras se omite deliberadamente tudo que se refere ao POSITIVISMO para que as novas gerações ignore os dias de glória do POSITIVISMO e tudo de bom que ele legou ao BRASIL e aos brasileiros. É a CORTINA DO SILÊNCIO.
HONRA E GLÓRIA a MANOEL MIRANDA.



Nunca os vi, trago-os em mim.
E os levo adiante.
Forever



.


3 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Nunca os viu em pessoa, Maria Alice!
Olha o que rendeu. Você presta uma bela homebagem a eles.
Ficou o exemplo, que não se perderá 'forever'...

Beijos,
Jorge

Jorge disse...

Grande avos!!!
Que exemplos!!
Parabéns!!!

Um beijo, Anjo!!!

Blogat disse...

É,queridos "Jorges"...rs,somos resultados,..."always and forever".
Façamos juz.
Beijo e muito carinho!